Criar... viver e criar... “Viver...
 

 

“descobrindo todas as possibilidades que a vida pode proporcionar. Todas as artes... a dança, o barro, o alumínio... a vida! Formas práticas, formas leves, formas... que proporcionam a beleza e simplicidade... Assim surge a inspiração... a arte da artista designer Ligia Migues”

Criada em Ubatuba desde os seus dois anos, a artista plástica e designer Ligia Marques Migues, 43, artisticamente Ligia Migues, e conhecida pelos amigos como a querida Ambho desde 84, assim batizada por seu guru Osho, transformou-se em uma exímia designer em um daqueles acasos da vida.
Sua infância bem vivida foi sempre em Ubatuba. Aos 15 anos, foi para a grande São Paulo estudar na escola Equipe, uma da revolucionárias da época. Teatro, shows e programas alternativos eram elaborados pela mesma, que influenciou sua formação e intimidade com a arte. Seu talento, além de aparecer através do canto, teve maior expressão na dança. Foi bailarina do corpo de Balet Stagium e do grupo de dança da conceituada Marilene Silva. Assim seguiu sua vida profissional durante um bom período.
A dança lhe proporcionou a participação em alguns comerciais de rede nacional como: Coca-cola, Melissa, Lojas Brasileiras, Sabão Pop, entre outros. Dançou até os 23 anos, quando teve o seu terceiro filho. São eles: Prapat, 21; Shobham, 20, e Shakia, 19. Foi quando retornou a Ubatuba e sua vida foi tomando outros rumos... Fez um curso de joalheria com Renato Camargo e exerceu a profissão durante um tempo. Paralelamente tornou-se Sanyas (uma filosofia de vida orientada por Osho) e durante os quatros anos que se seguiram 88/91 muitas viagens foram realizadas para Europa/Índia. Realizou algumas obras com cerâmicas, mas nada tão expressivo... Foi quando realizou uma viagem para o sul do nosso país, conheceu uma fundição e percebeu que “O alumínio é uma linguagem plástica fácil”. Em 91, ela criou sua primeira linha de design moderno de talheres, que tinha mais ou menos 20 peças. Desde então abriu como por encanto um outro mundo profissional. Suas peças passaram inicialmente a fazer parte de lojas como: Zona D, By Design, Inter Desing, Art Mix e Tok Stok. Logo vieram inúmeros prêmios nacionais e internacionais como, por exemplo: Premio Museu da Cera Brasileiro (com talheres folha); International Desing Year Book 2.000 (com as luminárias galhão) que proporcionou o convite de participar do livro em que estavam os melhores designers do mundo e no Brasil apenas quatro foram convidados por Ingo Maver (design alemão) para fazer parte; The Coram Shop em Londres, etc. Hoje suas peças fazem parte de feiras nacionais e internacionais.
Elas já estiveram em Moma-Nova York/EUA e feiras de design e decoração no Anhambi/SP o Gift Fair. Suas peças sempre reúnem beleza, suavidade, praticidade e fins utilitários. Hoje ela ainda faz produção mas caminha para o melhor estágio que um designer pode almejar: o de criar somente, sem se preocupar com a produção e ganhar os royalties; mas este é um caminho ainda a ser garimpado. Está também experenciando coisas novas como, por exemplo, as luminárias de bambus já utilizadas por alguns decoradores arquitetos.
Quem quiser conhecer um pouco mais deste talento e suas peças é só entrar em contato pelos fones: (12) 3832-3250 ou 3835-3176.